Consultoria

O que é?

A PFM desenvolve projetos de consultoria em compliance, gestão de riscos e controles internos.

Um projeto é indicado quando o cliente deseja implementar ou modificar um processo de gestão e pretende inserí-lo em suas rotinas internas, de forma que o produto final é um novo processo implementado e funcionando nas rotinas da empresa.

Cada projeto é planejado para atender às necessidades específicas da empresa, contendo metas, tarefas, cronogramas e equipes específicas.

Nossa equipe de consultores é experimentada no desenvolvimento de projetos, tendo participado de muitos projetos de sucesso. Nossos consultores possuem vivência em diferentes ambientes e situações.

Os projetos são desenvolvidos com foco em processos e atividades e incluem atenção a aspectos organizacionais e culturais. Atenção especial é dada à transferência de tecnologia, por meio de atividades de treinamento e desenvolvimento e à mudança organizacional desencadeada pelas atividades de gestão de riscos e controles internos.

Foco do projeto

Compliance

Identificação de requisitos de conformidade nas atividades da empresa, associação desses requisitos com processos internos, responsáveis, normas e sistemas.

Avaliação de conformidade com normas e requisitos específicos.

Implementação de sistemas, rotinas, relatórios e rituais de compliance.

Governança e rituais de prestação de contas à diretoria executiva, conselho de administração e fiscal, comitê de auditoria etc.

GRCI

Implementação do processo de gestão de riscos e controles internos, contendo identificação, avaliação (impacto e frequência - riscos originais), avaliação da adequação de controles (riscos residuais).

Planos de ação para fechamento de falhas identificadas nos controles e para a implementação de melhores práticas.

Monitoramento, informações e indicadores de risco.

Governança de riscos

Estrutura organizacional para a gestão de riscos.

Funções e responsabilidades dos diversos envolvidos (área de gestão de riscos, controladoria e controles internos, auditoria interna, comitê de auditoria, diretoria executiva, conselho de administração e conselho fiscal).

Rituais, rotinas e fluxos de informação para os órgãos de governança corporativa; integração da gestão de riscos com a governança corporativa da empresa.